O Ponto de Cultura Outro Sul é o legado vivo do projeto de Cultura Viva executado pela ONG AMIZ (Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional), inicialmente em convênio com a FURG (2011-2015)
Embora o ciclo formal do convênio tenha se encerrado, o projeto se materializou como um Selo de Produção Executiva e Fonográfica, e um espaço permanente de formação e registro cultural.
Atuando a partir do Loteamento Dunas, em Pelotas, e irradiando para a região Sul, o Outro Sul é um protagonista na revelação da diversidade cultural, com foco em:
• Formação e Capacitação: Mais de 40 oficinas em cultura negra, gestão cultural e tecnologias da informação (áudio e audiovisual).
• Produção Cultural de Alto Impacto: Produção de 9 CDs com artistas locais e regionais, 3 documentários e mais de 20 videoclipes, totalizando um acervo de mais de 2TB de conteúdo que celebra o "Outro Sul que habitamos".
Em conexão direta com o Estúdio Livre Casa Brasil e articulado com o Ponto de Cultura Paralelo 33 Transformundo da Uniperiferia, o Outro Sul segue firme como uma "Estrada de Chão" para os artivistas da região, promovendo a conexão local-global e a defesa da diversidade cultural brasileira.
Conheça a história, o acervo e as ações contínuas do Outro Sul: